REINO E NAÇÃO
- ibbrooklinsp
- há 5 dias
- 3 min de leitura
"e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa." São estas as palavras que você falará aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:6)
Eu e você, nós, Igreja Batista do Brooklin, somos chamados por Deus! Chamados e escolhidos por Ele para salvação, para uma íntima comunhão, mas também para servi-lo com todo o nosso ser. Esse chamado começou na Criação (Gênesis 1:28), foi direcionado à Abraão e toda a sua descendência (Gênesis 12:1-3) e, no texto em destaque, confirmado à Moisés e a todo o povo de Israel, no qual, a partir do sangue de Cristo, todos fazemos parte.
Neste verso bíblico Deus é bem específico sobre o que ele espera de nós: que sejamos um reino de sacerdotes e uma nação santa. Reino e nação são duas palavras que, erroneamente, podem ser compreendidas como sinônimos, mas que têm aplicações e significados diferentes, mesmo que complementares. Um reino é regido por uma monarquia (um rei), sendo assim, uma forma de governo. Nação diz respeito a um povo, com sua história e culturas características. Somos, portanto, chamados a ser um povo que está sujeito a um rei, porém isso não diz muito, se não acrescentarmos os adjetivos: sacerdotes e santos.
Os sacerdotes foram escolhidos dentre o povo para representá-lo diante de Deus. Os sacerdotes eram responsáveis por interceder e apresentar as ofertas do povo a Deus. A mesma profecia dada à Moisés também foi entregue por Isaías: Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, e serão conhecidos como ministros do nosso Deus. (Isaías 61:6a). Os sacerdotes eram parte de uma parcela do povo, porém o desejo do Senhor era ter o reinado inteiro constituído por eles, por esse motivo a exigência de santidade era requerida para toda a nação. Um povo totalmente separado, diferente, purificado, com livre acesso à Deus! “Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele.” (Efésios 1:4). Para estar diante de Deus, fazer parte do seu povo, precisamos estar sujeitos à sua total autoridade e governo, como também sermos santos e purificados de todo e qualquer pecado; diferentes das outras nações.
O que antes foi profetizado se cumpriu em Jesus! Jesus realizou de modo pleno e completo os três grandes ofícios de Israel: Profeta (Hebreus 1:1-3); Sacerdote (Hebreus 7:26-28); e Rei (Lucas 1:31-33). Em Jesus nós temos a capacidade de sermos um reino de sacerdotes e uma nação santa: Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9).
Neste domingo, dia 25 de janeiro, comemoramos o 472º aniversário da cidade de São Paulo e me pergunto, se nós, como cidade, estamos próximos desse ideal de Deus (o que dizer da nossa cidade e país?). Nós, Igreja Batista do Brooklin, precisamos continuar trabalhando para que o reinado de Jesus seja evidente na nossa cidade, mas para isso, em primeiro lugar, precisamos ser! Precisamos buscar, na força do Espírito Santo, ser um reino de sacerdotes e um povo santo, e assim, vivermos o reino de Deus, como verdadeiros cidadãos do Reino de Deus! “e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!” (Apocalipse 1:6)
Pr. Raphael Brasilio
Equipe pastoral da Igreja Batista do Brooklin


Comentários