top of page
Buscar

A FÉ É...

  • Foto do escritor: ibbrooklinsp
    ibbrooklinsp
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem." (Hebreus 11:1)


Quando lemos o texto de Hebreus, a nossa primeira impressão é a que o versículo está apresentando uma definição do que venha a ser fé, no entanto, se nos aprofundarmos um pouco percebemos que o contexto fala mais sobre o que a fé produz do que efetivamente ela é. Então você pergunta, o que a fé produz? E o texto responde: Certeza e Convicção. Sendo assim, todas as vezes que vemos algo definindo sobre o que a fé venha a ser, vai estar muito mais ligado ao que ela efetivamente faz, porque é o resultado da fé que identifica o que realmente é fé. Por exemplo, o similar da fé é o assentimento mental (pensamento positivo), se analisarmos os dois, fé e assentimento mental, lado a lado, veremos que numa primeira etapa ambos se equivalem, pois a fé e o pensamento positivo se constituem a partir de uma convicção ou certeza, porém, numa segunda etapa, onde essa certeza e convicção são colocadas à prova, as equivalências se distanciam, pois o assentimento mental sucumbi ao peso da impossibilidade, visto que o pensamento positivo vislumbra o que é possível, é a tal da afirmação positiva que diz, "vai dar certo", mas está fundamentada no famoso "meio a meio", ou seja, tem 50% de chances de dar certo e 50% de chances de dar errado, totalmente oposto ao aspecto da fé, que mantém a certeza e a convicção em meio à impossibilidade total, pois crê no impossível e não nas possibilidades estatísticas de dar certo. Dessa forma, diferente do pensamento positivo que busca resultados a partir de uma convicção ou certeza de uma possibilidade, a fé parte da impossibilidade para produzir no coração de quem crê, certeza e convicção, mesmo que a solução seja aparentemente impossível.

Partindo dessa premissa apresentada pelo texto de Hebreus é que podemos visualizar alguns produtos da fé que nos diz o que a fé é, contudo, quero me ater a apenas três, que considero essenciais à vida cristã, quais sejam: Confiança; ação; perseverança.


A fé é... Confiança

É impossível desassociar confiança de fé, pois quem tem fé confia, "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam" (Hebreus 11:6). Eu não me aproximo de quem eu não confio, ou seja, a fé é responsável por gerar um estado de confiança e confiabilidade que nos aproxima de Deus e Ele de nós e, é essa confiança que nos tranquiliza, pois nos transmite a segurança necessária para que não tenhamos de nos preocupar com nada. Olha o que Jesus disse sobre isso: "Portanto, não se preocupem, dizendo: "Que comeremos?", "Que beberemos?" ou "Com que nos vestiremos?" Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas." (Mateus 6:28-33). A fé produz a confiança no nosso coração que nos permite dizer, "meu Pai sabe do que eu preciso".


A fé é... Ação

"Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta" (Tiago 2:14-17)

A fé que não é colocada em prática não produz resultados efetivos, sabemos que morto não faz nada, sendo assim uma fé igualmente morta não consegue realizar coisa alguma. Entenda que não se fala em inexistência da fé, a fé existe, está lá, porém sem vida por causa da sua inoperância. Thiago está tecendo uma crítica ao fato das pessoas dizerem ter uma fé, mas serem improdutivas na fé que dizem ter. Mas como isso acontece? O autor do texto sacro usa a expressão "obras", que numa tradução do grego significa "ações correspondentes", ou seja, as obras da fé são ações que correspondem com a fé que eu digo ter, por exemplo, se eu creio na provisão de Deus para adquirir um carro, mas ainda eu não possuo a habilitação de trânsito para dirigir o veículo, a primeira ação correspondente com a minha fé que eu terei de tomar é, providenciar a carteira de motorista, pois Deus não vai me dar o que eu não estou preparado para receber.

A fé produz ações que são coerentes com aquilo que se diz crê ("Tendo, porém, o mesmo espírito de fé, como está escrito: "Eu cri, por isso falei", também nós cremos e, por isso, também falamos" - 2 Coríntios 4:13), dessa maneira, a fé sem ação, apesar de ser existente é inoperante, logo, fé é ação.


A fé é... Perseverança

O princípio da perseverança é a obediência e um dos princípios da obediência é a fé, por esse motivo Abraão é conhecido como pai da fé, por ser um homem obediente a Deus, a tal ponto, de quase ter sacrificado o seu próprio filho em obediência a Deus e o fez por acreditar que Deus poderia ressuscitar Isaque dentre os mortos, por isso que toda perseverança sem obediência não passa de mera teimosia, pois a teimosia é desobediente, egocêntrica e egoísta. Assim como pensar positivo não é a mesma coisa que ter fé, teimar em algo também não é perseverar.

A fé é capaz de nutrir em nós um estado de convicção tão grande, uma certeza tão profunda, que ninguém consegue nos demover daquilo em que acreditamos e por isso nos tornamos perseverantes até o fim, nem mesmo as situações que provam a nossa fé conseguem nos tirar dessa posição, pelo contrário, elas reforçam cada vez mais a nossa conduta perseverante.

"Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança" (Tiago 1:2-3)

Perseverança é um resultado direto da fé, onde aquele que crê, o faz com tamanha certeza, de tal maneira que nenhuma circunstância desfavorável o leva a mudar de ideia a respeito daquilo que se crê.

Diante de tudo isso podemos dizer que a fé é aquilo que ela produz em cada um de nós que cremos.

A fé não é pensar positivamente, pois o assentimento mental lida com possibilidades; a fé não esperança, pois ela lida com probabilidades; a fé é a fé, pois ela lida com o impossível e o improvável.


Pr. Rodrigo Goulart

Equipe Pastoral IBBrooklin

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O CRISTÃO E O CARNAVAL

Por isso, o Senhor diz: “Saiam do meio deles e separem-se deles. Não toquem em coisa impura, e eu os receberei.” (II Coríntios 6.17) O povo do Brasil participará do carnaval, uma festa promovida pelo

 
 
 
REINO E NAÇÃO

"e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa." São estas as palavras que você falará aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:6) Eu e você, nós, Igreja Batista do Brooklin, somos chamados

 
 
 
A RAÍZ DE TODOS OS MALES

"De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento." (1 Timóteo 6:6) O apóstolo Paulo apresenta para Timóteo (1 Tm 6:1-10) um contexto argumentativo que externa a diferença de um comport

 
 
 

Comentários


Redes sociais.jpg
bottom of page